MAIO, MES DE MARIA?
Não faz muito tempo e o mês de Maio em nossa Paróquia era vivido, mas vivido mesmo na oração, as familias rezavam o terço em casa, cada noite se runiam em uma casa pra meditação do terço de Nossa Senhora. Na igreja todas as noite do mes de Maio, que creci aprendendo a chamar mes de Maria, a comunidade se runia para tambem meditar o Terço, o Ofcicio aos sabados, as pessoas tinham mais fé. Mas o que mudou? o que houve com a fé das pessoas, se Maria é a mesma Mãe Maravilhosa de sempre? se o amor de Maria por nõs não deminuiu, porque então nós não vivemos mais o mes de Maria?
Em algumas paróquias, o terço das noite do mes de maio foi transferido para os momentos que antecedem as missas dominicais. Podemos observar essa pratica em algumas Igrejas por nós visitadas e nos entristeceu a forma como ele é meditado (o terço), ha pessoas chegando na igreja para a missa muito movimento, passa, passa e nunhuma concentração. Nem a propria equipe de liturgia (ministros, coroinhas e demais grupos) entra em clima de oração , até porque o momento é de preparação e todos estão envolvidos na celebração Eucaristica, que irá começar em pouco tempo, e o terço não tem a devida atenção das pessoas sendo colocado em segundo plano e muitas vezes nem damos valor ao mesmo. As Igrejas permanecem fechadas nas noites de Maio as pessoas trocam o terço pela novela, os grupos e movimentos da igreja não se mobilizam, por comodismo ou por falta de incentivo, por comodismo ou por não ter uma liderança que os sacudam que os diga ide e anunciai o evangelho, ide e honrai a Mãe de Deus.
Nos entristece tudo isso, mas ha esperança, existem comunidades que ainda preservam esses valores, que ainda veem na Maria de hoje a mesma Maria de sempre e se reunem todas as noites, para fazer o mes de Maria como eles falam podemos citar aqui a comunidade de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Mucambinho, Baixa Fria.
Que a Mãe Maria tenha compaixão de nós e ainda assim nos abençoe e nos faça celebrar com fé o MES DE MARIA.
Grupo Filhos de Maria
Maio/2012.